FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2015 / PE

OLÁ OLÁ OLÁ!
Esse bv (adivinha oq é a abreviação? rsrsrs) foi muito bacana para nós (me and my boy) por que foi nosso primeiro passeio que fizemos sozinhos, onde planejamos tudo e organizamos tudo sem suporte de ninguém. Fomos com a Sarita Melo Turismo (para mais detalhes sobre Sarita clique aqui) e esse foi nosso primeiro passeio com ela (o segundo já postamos aqui no blog no nosso BV para Praia dos Carneiros, acesse clicando aqui.

Fizemos o passeio em julho\2015, pegamos inverno muito bacana mas com muita garoa então não esqueçam dos gorros, luvas e casacos de frio!

___________________________________________________________________________

1- O BUSÃO

Diferente de nossas aventuras anteriores desta vez não fomos de metrô pois estávamos indo em direção a Praça do Derby, pois lá foi combinado de ser o ponto de encontro das pessoas que iriam para a excursão então, pegamos um ônibus que passa na estação de metrô perto de casa e ele nos deixou bem no Derby.

-> Praça do Derby com vista para parada de ônibus (google imagens)

2- O ONIBUSÃO

Acontece que chegamos muito cedo (Lei de Murphy, sabem como é) e ficamos lá esperando até que começaram a aparecer algumas pessoas e, após uns 30 minutos de espera vimos o ônibus enorme chegando na praça que era um ônibus de primeiro andar extremamente novo e confortável. Nos dirigimos para entrar no ônibus com documentos em mão para conferência dos dados que havíamos enviado previamente e, para nossa surpresa, pegamos as poltronas da frente do ônibus, então, ficamos com uma vista maravilhosa durante a viagem.

Demoramos para sair da praça do Derby por que umas pessoas se atrasaram, e Sarita (depois de quase 1 hr de espera) resolveu que encontraríamos esse pessoal no caminho e os pegaríamos então, saímos da praça do derby e seguimos pela Agamenom até entrarmos na Abdias de Carvalho e, consequentemente e - como tudo em Recife - em linha reta, chegar na BR 232.

3- A ESTRADA
Chegando na BR 232 o ônibus seguiu por um período e quando chegou nas imediações do quartel do exército parou para pegar o pessoal que havia se atrasado, depois de colher os passageiros tardios seguimos rumo à gravatá, a primeira parada.
Nosso BV teria apenas 1 parada no trajeto, que seria a no Rei da Coxinha da subida da Serra das Russas, mas à pedidos do pessoal do ônibus (muito animados por sinal, foi uma viagem muito divertida com eles) paramos também numa famosa casa de bolos na cidade de Bezerros. Ainda na primeira parada descobrimos a área traseira do Rei da Coxinha que proporciona fotos lindas.

Depois de sairmos do Rei da Coxinha (onde eu aproveitei que o ônibus estava parado para me maquiar) seguimos para a casa de bolos e, depois da casa de bolos seguimos direto para Garanhuns. A viagem é demorada, especialmente para quem - como eu - não estava com um pingo de sono, daí tome a tirar foto né, pq tinha que aproveitar a visão privilegiada rsrsrs.

4-  A CHEGADA

Depois de muuuuitas horas de estrada (nem são tantas, creio que dá umas 4 hrs de viagem, mas para mim foi uma procissão de demora) finalmente chegamos na entrada de Garanhuns onde, depois que descemos do ônibus - e já começamos a bater os queixos de frio - seguimos a pé mesmo para a famosa praça do relógio.

Então chegamos na linda praça. O lugar é realmente lindo, cada parada é um flash. A única coisa que não chegou a incomodar mas me deixou meio alerta foi a constante garoa que pairava pela cidade mas, só fez me deixar mais atenta á beleza que é aquilo de noite. Tiramos fotos na praça até que começou a chover um pouco forte e fomos nos acomodar embaixo da área de turistas, que tem uma pequena marquise. Havia pessoas atendendo aos turistas lá e tem vários folhetos e coisas para tirar dúvidas sobre a cidade. Depois de tirarmos nossas fotos e a foto com o grupo todo voltamos para o ônibus para a segunda parada na cidade.

Saindo da linda praça o ônibus seguiu para uma famosa chocolateria que tem em Garanhuns - Chocolateria Sete Colinas, para mais informações clicar aqui  -  acabou que a casa estava lotada (fora o nosso eu pude contar, pelo menos, 3 ônibus de excursão enormes) e nos reduzimos à tirar fotos na plaquinha - nossa professora foi na mesma excursão que nós e não sabíamos e ela, gentilmente, tirou essa foto para nós.

Voltamos para o ônibus pois estava congelante a cidade, mas ainda deu tempo de parar num banquinho mais do que elegante e tirar uma foto bem blogueirinha (na época o blog era só um embriãozinho).

Depois que todo mundo conseguiu comprar o que queria na chocolateria o ônibus partiu para o destino final, a praça de eventos da FIG. Esse foi o dia do show de Capital Inicial, portanto, cidade á toda. Antes de descermos Sarita nos instruiu com as regras da expedição e a hora e o ponto de encontro, onde ela poderia ser encontrada e fomos liberados para conhecer tudo.

O boy e eu, esfomeados que somos, procuramos logo um canto pra comer e, no caminho que o ônibus percorreu vimos pela janela que havia uma subway no caminho oposto onde o nosso superônibus parou, obviamente - amamos Subway - fomos para lá. Estava lotadérrima, mas os sanduiches - e os preços, por que, né - estavam divinos, fora o ambiente muito bacana e confortável.

Depois de plenamente satisfeitos, voltamos no caminho oposto ao que fizemos. Notamos - na ida notamos nada devido a fome - uma praça linda que estava com uma espécie de pólo do festival onde, eu percebi, continha amostras de artes dos locais e do pessoal da região. Na praça ainda havia uma fonte de água que estava muito bem iluminada, acabamos não tirando ft na fonte por causa da água mesmo. A da garoa já era suficiente. Ainda de fronte à esta pracinha tem o bar que Sarita nos recomendou e onde ela estaria, ele estava bem animado com música ao vivo. Não entramos.

5- O FESTIVAL

Enfim apostamos na praça Mestre Dominguinhos, a praça onde se apresentam as atrações principais dos FIG’s, um lugar bem organizado. A entrada era meio estranha uma subida um pouco inclinada e meio escura mas como tinha muita gente mesmo passando ali não me incomodou. Assim que entra na praça, para a esquerda encontram-se umas barraquinhas e comida que costumam ser mais baratas. Ainda para este lado há um prédio importante que, estava de portas fechadas neste dia, mas soube que em certas horas e dias o prédio fica aberto à visitação, inclusive ficamos sob sua marquise para nos proteger da chuva mais forte.

Depois de um certo tempo olhando aquelas barraquinhas tinha uma mini banda fazendo uma apresentação, muito fofos. Ainda paramos para comer um cachorro quente por que estava cheirando tão bem que tivemos que comer. Ainda havia muitas barracas de chocolate quente mas, como eu não tenho um fígado muito forte, fiquei com medo de tomar e, o boy em consideração a mim, não tomou também, mas fica aqui um arrependimento.

Não encontrei fotos das barracas de comida, infelizmente.

A parte mais engraçada foi, com certeza, a parte da fumacinha. Em determinado momento que estávamos conversando perto do prédio da marquise de repente eu comecei a ver uma fumaça que, até então, eu estava achando normal né dada a quantidade de churrasquinhos que tinha por perto, até que começou a me incomodar e cada vez que eu falava mais fumaça vinha até que, eu percebi, que tava saindo da minha boca! Pasmem o frio que estava fazendo nessa cidade em pleno Nordeste brasileiro! Elias ainda tentou filmar mas foi bem na hora que a fumacinha foi parando, a temperatura deve ter aumentado mas ainda assim foi uma situação muito marcante.

-> Na hora havia acabado a danada da fumacinha, mas rendeu o vídeo engraçado de lembrança. Não lembro bem o por que da cara de espanto no final rsrsr

Havia ainda, seguindo em frente da entrada e depois a direita o palco principal onde, ao seu redor, tinham os camarotes. Diretamente de frente há uma palhoça enorme que tem uns bares mais badalados que abrem espaços ali e tem umas barraquinhas de comidas e lanches pequenos também. Do lado dessa palhoça ainda há uma área temática que conta com umas casinhas enfeitadas para fotos e que contam espaços da história da cidade e etc.

6- A VOLTA

Depois ficamos, basicamente, curtindo os shows até o momento que decidimos ir embora, no fim, nem assistimos o show do Capital por que o parque já estava lotado e nós já estávamos bem encharcados à esta altura. Então seguimos para o ônibus onde Sarita já estava; ouvimos que, depois de certa hora, os organizadores não permitiam mais a entrada de ninguém no parque devido a lotação, o que eu achei bem razoável por parte dos responsáveis.

Viemos a volta inteira dormindo, só acordamos quando o ônibus já estava chegando na Abdias de Carvalho (nome que se torna a BR 232 quando adentra em Recife) então tratamos de arrumar nossas bolsas - já vazias dos lanches e cheias com os casacos - e acordar para descer no Derby. Uma vez na praça de ponto de partida nos despedimos e seguimos para a parada de ônibus onde pegamos o mesmo que apanhamos para chegar até lá na ida. Saímos de lá de Garanhuns era 03:00 a.m e chegamos em Recife às 07:05, mais ou menos.

Total de Gastos:

R$ 150,00-> excursão
R$ 80,00 -> alimentação
R$ 9,20 -> passagem de ônibus (antes do aumento)
------------------
= R$ 239,20.

Então galera, termino aqui o relato do nosso Bate e Volta para o Festival de Inverno de Garanhuns espero que vocês tenham gostado e que tenha ajudado (e dado mais vontade de conhecer\voltar lá) tanto o quanto me ajudou e eu gostei de fazer esse post.

Obrigada pela leitura e, até a próxima!

___________________________________________________________________________

Links úteis

Festival de Inverno de Garanhuns

Sarita Turismo:

Norte Bolos Bezerros:

Zanzibah Chopperia:

Valores de passagens de ônibus na RMR: